sexta-feira, 18 de março de 2011

Turquia: mercado de aposta na internacionalização empresarial



As oportunidades de negócios e de investimento existentes na Turquia estão a suscitar um forte interesse das empresas portuguesas, em linha com uma tendência internacional que se tem vindo a consolidar nos últimos tempos.
A Sonae foi a última empresa que publicamente veio anunciar que a Turquia faz parte dos seus mercados de expansão, a par de Angola, depois de uma outra grande empresa nacional, a Brisa, ter também manifestado o interesse em realizar investimentos na rede de auto-estradas turcas numa estratégia que, a longo prazo, possa permitir transformar este país no seu segundo mercado doméstico.
Mas o acompanhamento da evolução da economia turca não está a ser apenas efectuado por empresas e instituições europeias ou de países mais próximos, do ponto de vista de vista geográfico ou cultural. A New Zealand Trade & Investment (NZTE), entidade neo-zelandesa congénere da AICEP, considera que  "over the next decade Turkey will be an engine of growth for Europe and a global connector for business in this region", e aponta algumas razões que justificam a atractividade deste mercado:
"1. An open-minded, hard-working, well educated, youthful labour force that delivers quality at competitive rates (450,000 university graduates every year);
2. A large domestic consumer base with sophisticated tastes whose size, wealth and propensity to spend is growing rapidly (GDP per capita has tripled in six years);
3. A highly connected business environment including many large companies with influence and experience in the world's most challenging markets. (It takes only six days to establish a new business);
4. A society that is vibrant and liberal, with good infrastructure and financial stability."

Em síntese, um mercado a seguir com muita atenção nos próximos tempos, pois, como refere e conclui  a NZTE, "Turkey aspires to be as free as Europe and as productive as China".